A Câmara Municipal de Sintra vai promover uma sessão de auscultação aos jovens de Sintra no âmbito do 8.º Ciclo do Diálogo Jovem da União Europeia “Tu na Europa”, no dia 9 de janeiro, pelas 9h30, na Casa da Juventude.
Os 25 jovens de Sintra, com idades compreendidas entre os 16 aos 30 anos, foram selecionados pela autarquia de Sintra, de modo a representarem a realidade diversificada do concelho e, assim, contribuírem com as suas ideias para a definição das políticas europeias de juventude.
Estas sessões são realizadas em várias cidades do país, dinamizadas pelo Conselho Nacional de Juventude, em parceria com a DYPALL - Desenvolvendo a Participação Juvenil a Nível Local, as Direções Regionais do Instituto Português do Desporto e Juventude e os municípios.
Após a auscultação dos jovens ao nível nacional, o Concelho Municipal de Juventude elabora um relatório com o resultado das recomendações propostas, no qual também integra a visão dos jovens sintrenses.
O 8.º ciclo “Tu na Europa” é subordinado ao tema “Europa e juventude, juventude e Europa: espaço para democracia e participação” e decorre de junho de 2020 a dezembro de 2021, sob as presidências do Conselho da União Europeia da Alemanha, Portugal e Eslovénia.
Este ciclo vai dedicar-se ao Objetivo Europeu para a Juventude “Espaço e participação para todas as pessoas”, que resulta da implementação de um processo entre jovens e decisores políticos, a fim de delinear as prioridades de cooperação europeia no domínio das políticas de
juventude e dar voz aos jovens no processo de definição dessas políticas.
O Diálogo Jovem da União Europeia é um processo articulado a nível europeu com implementações nacionais, que pretende promover o diálogo e a cooperação entre jovens e decisores políticos no desenho, implementação e monitorização das políticas de juventude e que se encontra integrado na Estratégia Europeia para a Juventude 2019-2027, substituindo o antigo Diálogo Estruturado.
Funciona em ciclos de 18 meses seguindo o Trio de Presidências da União Europeia, sendo que cada ciclo aprofunda um tópico prioritário que, posteriormente, é desenvolvido através do processo de auscultação e de diálogo entre jovens e decisores políticos.
Para saber mais AQUI.