Notícias

Candidaturas abertas para Concurso História Militar e Juventude

Candidaturas abertas para Concurso História Militar e Juventude

“A guerra colonial na minha terra" é o mote para a 3.ª edição do Concurso História Militar e Juventude, dirigido a crianças e jovens dos 10 e 19 anos que frequentem o 2.º e 3.º ciclo e secundário.

O concurso tem como objetivo despertar o gosto pela História Militar de Portugal entre os mais jovens, assim como fomentar o desenvolvimento de competências de pesquisa histórica, compreensão crítica e comunicação do conhecimento histórico através de trabalhos interpares e em dialogo intergeracional.

Os trabalhos são categorizados em diferentes grupos, sendo o Grupo A respeitante a alunos dos 10 aos 12 anos ou inscritos no 2.º ciclo; o Grupo B a alunos dos 10 aos 15 anos ou inscritos no 3.º ciclo; e o Grupo C para alunos dos 15 aos 19 anos ou inscritos no ensino secundário, regular ou profissional.

Os prazos limite para a entrega dos projetos escolares é estipulado de acordo com o grupo etário/ciclo respeitante aos seus autores, sendo de 15 de maio, 22 de maio e 25 de maio, para os Grupos A, B e C, respetivamente.

A seleção dos trabalhos vencedores é feita de acordo com os critérios do rigor histórico, a relevância das fontes, a qualidade da informação e clareza na exposição, a criatividade, e a qualidade da reflexão sobre as competências adquiridas, expressa no relatório escrito solicitado.

A inscrição dos estudantes no concurso é efetuada pelo agrupamento de escolas/escola não agrupada ou escolas portuguesas no estrangeiro que frequentam, através do preenchimento de dois formulários em duas fases, o de inscrição até 20 de abril e o de balanço entre 24 de maio e 1 de junho, e do envio dos trabalhos escolares para o email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

A realização do Concurso História Militar e Juventude é promovido pela Associação de Professores de História e pela Comissão Portuguesa de História Militar, e esta edição conta como a Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril como parceira e com o Plano Nacional de Leitura 2027, a Associação dos Municípios Portugueses, a Associação 25 de Abril e a Liga dos Combatentes como apoios.

 

Saiba mais AQUI.

 

Tags