A Câmara Municipal de Sintra apresenta nos seus museus municipais uma programação variada de atividades ao longo do mês de março.
Visitas guiadas, concertos, exposições, hora do conto, conversas literárias são algumas das atividades preparadas pela autarquia.
Março é um mês repleto de dias comemorativos, durante o terceiro mês do ano a autarquia assinala o Dia Internacional da Mulher, o Dia Mundial da Água e o Dia Nacional dos Centros Históricos com uma programação variada dirigidas às famílias, a população em geral e à comunidade escolar.
A Câmara Municipal de Sintra relembra que todos os visitantes podem aceder gratuitamente aos museus municipais, durante todo o ano. Excetuam-se neste caso algumas atividades calendarizadas.
A participação nestas atividades é gratuita, à excepção das assinaladas, sendo necessária inscrição prévia por telefone.
CMLC - Casa-Museu de Leal da Câmara | 21 923 88 41
MAT - Museu Anjos Teixeira | 21 923 88 27
MFC - Museu Ferreira de Castro | 21 923 88 28
MHNS - Museu de História Natural de Sintra | 21 923 85 63
MU.SA - Museu das Artes de Sintra | 21 923 61 06
MASMO - Museu Arqueológico de S. Miguel de Odrinhas | 21 923 86 08
PROGRAMAÇÃO
MASMO – Museu Arqueológico de S. Miguel de Odrinhas
Exposição “Onde o Sol se apaga no Oceano – O Santuário mais ocidental do Império Romano”
Até 31 de março, terça-feira a sábado | 10h00 às 13h00 - 14h às 18h00
As peças expostas resultam dos trabalhos que decorrem no Sítio do Alto da Vigia, que a equipa de Arqueologia da Câmara Municipal de Sintra tem vindo a realizar desde 2008 até aos dias de hoje.
Destinatários: Público em geral
Exposição fotográfica “Os três sarcófagos etruscos de Sir Francis Cook – de Antiguidades Decorativas a Testemunhos Históricos”
Até 31 de março, terça-feira a sábado | 10h00 às 13h00 - 14h às 18h00
O MASMO é depositário de três sarcófagos etruscos, os únicos existentes em Portugal, datados do século IV e III a.C., foram adquiridos no século XIX por Sir Francis Cook.
Esta exposição fotográfica procura clarificar as formas como foram vistos os sarcófagos ao longo do tempo histórico.
Destinatários: Público em geral
Visita guiada à exposição “Entre o Signo da Cruz e o Signo do Crescente”
11 de março | 10h30
As peças expostas remontam às épocas islâmica, medieval e moderna, testemunhando o quotidiano das populações multiculturais – judeus, mouros e cristãos – que habitavam Sintra.
Destinatários: Público em geral
Famílias no Museu
Oficina Educativa “LITTERARUM DUCTUS - Escrever como os romanos faziam...”
25 de março | 10h30 às 12h30
Após a exploração de alguns dos monumentos expostos no Museu, com inscrições latinas de índole funerária e religiosa, os participantes são convidados a fazer uma viagem às regras da escrita da Antiguidade Clássica.
Acesso: 4,00, mediante marcação (número de participantes limitado).
Destinatários: 8 aos 14 anos
Museu História Natural de Sintra
O Museu é meu: Calendário Cósmico “As formas Milky Way”
25 de março
Destinatários: Famílias e público em geral
Dia Nacional dos Centros Históricos
28 de março | 10h00 e às 14h00
Visita guiada
Destinatários: Público em geral
MU.SA – Museu das Artes de Sintra
Concerto Comemorativo Dia da Mulher
12 março, domingo | 17h00
O projeto “Mulheres compositoras – Territórios desconhecidos” nasce da vontade de homenagear mulheres do mundo musical.
Margarida Prates – Piano | Abel Gomes – Violoncelo | Nelson Nogueira – Violino
Hora do Conto | Dia Mundial da Água
22 março | 10h30
No âmbito desta efeméride que se comemora neste dia, a Casa das Cenas – Educação pela Arte, vem ao museu dinamizar o conto “A Sereia Cantora” – uma viagem às profundezas do habitat marinho.
Destinatários: Comunidade educativa
O Museu é Meu: Dia Mundial da Água
25 de março | 15h30
Parceria com SMAS - Museu da Água e Resíduos. Pretende-se assinalar o Dia Mundial da Água que se comemora no dia 22 de março. Tendo como ponto de partida uma visita às exposições patentes no Museu, pretende-se promover uma atividade direcionada para as famílias, através de um jogo/ateliê que sensibilize e alerte para a problemática da água, a sua importância, utilização e escassez, numa sala onde esta dinâmica estabeleça uma simbiose com as obras expostas.
Destinatários: Famílias e Público em geral
Dia Nacional dos Centros Históricos
28 de março | 10h00 e às 14h00
“CINTRA“ consiste num Roteiro Fotográfico a iniciar no museu e que leva os participantes até à zona histórica de Sintra, conhecida por Vila Velha.
Com o objetivo de criar uma simbiose entre a Arte Fotográfica/Artes Plásticas e a sensibilização e valorização cultural, social e turística do Centro Histórico Sintrense, pretende-se que os intervenientes recolham fotografias dos monumentos mais emblemáticos e outros pormenores do património, para, de seguida, e com inspiração nas imagens obtidas, elaborarem um desenho que se assemelhe a uma gravura antiga.
Destinatários: Comunidade Escolar
Exposição “Criadoras e Musas – Mulheres na Coleção Municipal de Arte”, com Curadoria de Elisabete Simões e Luís Cardoso.
Até 28 de maio
Destinatários: Público em geral
Exposição Temporária “Subnigrum: silos”
Até 16 de abril
A exposição de pintura de Ana VR que entendendo a realidade (a Verdade) como circunstancial e relativa a cada indivíduo que a perceciona e a cada ponto de vista informado, parte de espaços existentes, como a sua própria casa, uma antiga estação ferroviária fronteiriça ou, neste caso, um conjunto de Silos de cereais, de onde coleciona objetos encontrados e registos feitos no local.
Destinatários: Público em geral
Exposição Temporária “Scenario3” (‘Cubic Scenario’)
Até 16 de abril
Catarina Lira Pereira cria uma espécie de espaço estranho, apresentando cenários de paisagens, em desenho, dentro de 12 pequenas caixas de luz. A contemplação é possível através de um olho mágico, o que proporciona toda uma ambiência intimista e gera uma interferência na leitura visual das obras, acentuando o seu caráter delicado e diminuto.
Destinatários: Público em geral
Exposição Temporária “Photosynthesis”
Até 16 abril
Utilizando a luz artificial e a posição do fotógrafo na pesquisa de paisagens visuais, a exposição “Photosynthesis”, de Guillaume Vieira é um fotolivro criado para homenagear as árvores que vivem nos jardins do concelho Sintra e Cascais.
Destinatários: Público em geral
Museu Anjos Teixeira
Exposição “Obra em destaque”
Até 28 de abril, terças a sextas | 10h00 às 18h00 - sábados e domingos | 12h00 às 18h00
Pedro Anjos Teixeira visto pelos outros. Exposição de quadros e desenhos de Pedro Anjos Teixeira feitos por amigos.
Destinatários: Público em geral.
O Museu é meu: Dia da Árvore e da Poesia
25 de março | 15h30
No dia 21 de março comemoram-se os Dias Mundiais da Árvore e da Poesia. Neste dia celebrar-se-á a palavra criativa e o poder da linguagem, bem como a importância das árvores. Para celebrar as Árvores e a Poesia o MAT propõe um ateliê onde se criará um Herbário de poemas.
Destinatários: Famílias com crianças (maiores de 4 anos)
Dia Nacional dos Centros Históricos
28 de março | 14h00
Este dia comemora-se anualmente a 28 de março, na data de nascimento de Alexandre Herculano, com o objetivo de dinamizar os centros históricos e chamar a atenção para a sua preservação e valorização. Neste dia o MAT propõe a atividade “MAT Fora de Portas” que consiste num roteiro pela escultura pública de Sintra.
Destinatários: Público em geral
Casa Museu Leal da Câmara
Exposição temporária “Originais de Leal da Câmara para Azulejos da Fábrica Lusitânia”
8 de maio, terças a sextas | 10h00 às 18h00 - Sábados e domingos | 12h00 às 18h00
Dá-se a conhecer ao público o conjunto de belíssimos desenhos de azulejos da autoria de Leal da Câmara, todos em formato pequeno, é certo, mas no qual o artista aplicou na íntegra a sua arte de exímio desenhador, sendo a exibição complementada por uma mostra bibliográfica.
Destinatários: Público em geral
O Museu é meu
Visita temática - O Paisagismo na Obra de Leal da Câmara
A Visita Temática proposta incidirá na faceta de Paisagista de Mestre Leal da Câmara, o qual, durante toda a sua vida artística, fixou plasticamente belíssimos e coloridos trechos pinturescos das localidades onde viveu ou visitou, contando-se, dentre elas, Paris, Lisboa, Porto, foz do Douro margens do Mondego, Sintra e Rinchoa.
Destinatários: Famílias e público em geral
Museu Ferreira de Castro
O Autor e o Seu Livro: Vítor Viçoso, Carlos de Oliveira “O Halo e o Espelho”
17 de março | 18h00
“Neste ensaio analisa-se a génese e o faseamento da obra de Carlos de Oliveira, entre 1942 e 1978, desde a solidão solidária ao tema do homem acossado, com destaque para a complexa articulação entre a sua obra e o ideário neo-realista (uma escrita de intervenção sociopolítica), a relevância da metáfora especular, a reinvenção/reescrita da paisagem matricial gandaresa, a crítica à condição sociocultural da mulher burguesa, os labirintos do ocaso e a pertinência do conceito do escritor como artesão das palavras e inventor de jogos.”
Nas terceiras sextas-feiras de cada mês, de janeiro a maio e de outubro e dezembro, um autor comenta o seu livro recentemente publicado.
Destinatários: Público em geral
Conversas sobre Ferreira de Castro
25 de março | 15h30
Conferências informais sobre grandes temas tratados na obra castriana e episódios marcantes da sua biografia ou personalidade.
Destinatários: Público em geral