Notícias

Setembro nas Bibliotecas Municipais de Sintra: Cultura, Leitura e Criatividade para Todos

Setembro nas Bibliotecas Municipais de Sintra: Cultura, Leitura e Criatividade para Todos

A Câmara Municipal de Sintra promove, ao longo do mês de setembro, uma programação cultural diversificada nas suas bibliotecas, com atividades pensadas para crianças, jovens, famílias, comunidade educativa e público em geral.

Na Biblioteca Municipal de Sintra - Casa Mantero, destaca-se o regresso do Jantar Literário, uma experiência única que alia gastronomia e literatura, com uma ementa inspirada em obras de autores portugueses. A noite será enriquecida com uma dramatização do grupo Byfurcação Teatro, tendo Luís de Camões como figura central.

A Casa Mantero acolhe também uma nova sessão de Poetry Slam, onde poesia e performance se cruzam num ambiente informal e criativo. As inscrições são gratuitas e já se encontram abertas. Outro momento especial será a apresentação do livro “Barbárie de Anjos Pedantes”, da autoria de Bruno Kalil, também na Casa Mantero.

Já na Biblioteca Municipal - Polo de Agualva-Cacém, a magia dos contos ganha vida numa sessão dedicada a fábulas, narrativas originais e contos tradicionais, proporcionando momentos de encantamento para todas as idades.

A programação inclui ainda ateliês criativos, sessões de contos para famílias e escolas, exposições temáticas e momentos de teatro, promovendo o gosto pela leitura e pela expressão artística desde os primeiros anos.

Setembro será, assim, um mês de descoberta, partilha e inspiração nas Bibliotecas Municipais de Sintra.

Conheça as Bibliotecas Municipais de Sintra.

 

PROGRAMA

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SINTRA

Até 27.SET | Exposição temporária de pintura “Quase-Voo” de Tomás Serrão
E se a razão para alguém se tornar falcoeiro for um desejo indomável, talvez até doentio, de voar? De se cravar com penas e, assim, adquirir a capacidade de levantar voo? A prática de enxertar as penas caídas é comum entre os falcoeiros - que as preservam a fim de substituir as penas partidas das suas aves. E porque não enxertá-las no próprio corpo…?! É deste cenário hipotético que surge a exposição quase-voo. Como uma metáfora visual que representa uma possível solução para a incapacidade humana de voar, a exposição reúne um conjunto de obras que investigam poeticamente a falcoaria e a relação entre o sonho e a realidade. Aqui, o corpo deseja elevar o próprio corpo. Da arte, do engenho e da fantasia, uma possibilidade de quase-voo.
Destinatários: Público em geral, gratuito.

02 a 12.SET, às 10h30 e 14h30 | Conto/Ateliê “Ilha”
“Uma história cheia de mistério sobre o naufrágio de um pai com a sua filha e um cão, que acabam por se refugiar numa pequena ilha, no meio do oceano. O que eles não sabem é que essa ilha não é o que parece. A Ilha protege o pai e a filha do frio e dos ventos, das ondas grandes e dos perigos e leva-os por um mundo fantástico!
Enquanto as estações do ano passam, descobrem sons e cheiros que desconheciam e cores extraordinárias que nunca tinham visto. Até que são resgatados. E é então que se descobre que a hospitalidade da Ilha não passou despercebida.”
Atividade baseada no livro “Ilha”, de Mark Janssen.
Destinatários: Comunidade escolar - ATLs/Famílias com crianças maiores de 4 anos, gratuito mediante marcação pelo telefone 219 236 171/90.

06.SET, 16h00 | Apresentação do Livro “Barbárie de Anjos Pedantes”, de Bruno Kalil
O tema Fragmentos de nós: quando a vida não cabe num enredo é o ponto de partida para esta sessão de apresentação do livro Barbárie de Anjos Pedantes, de Bruno Kalil. Num tempo em que se exige coerência, superação e finais felizes, o autor conduz uma conversa sobre o valor do fragmento, a beleza do que não se resolve e a força das narrativas desviantes — aquelas que revelam o que somos quando ninguém está a ver.
Com moderação de Cláudia Fialho, esta conversa pretende ser um espaço de escuta, partilha e reflexão sobre identidade, falha e afetos que não cabem nas gavetas da norma.
Destinatários: Público em geral, gratuito.

13.SET, 10h00 | Café Memória
Café Memória é um local de encontro destinado a pessoas com problemas de memória ou demência, bem como aos respetivos familiares e cuidadores, para partilha de experiências e suporte mútuo, com o acompanhamento de profissionais de saúde ou de ação social.
Projeto a nível nacional promovido pela Alzheimer Portugal, com apoio técnico e pedagógico do Instituto S. João de Deus – Hospital do Telhal.
Destinatários: Público em geral, gratuito.

13.SET, 20h30 | Jantar Literário
A Biblioteca Municipal de Sintra – Casa mantero promove mais um Jantar Literário, uma iniciativa com uma ementa inspirada nas obras literárias de escritores portugueses, num ambiente intimista e descontraído, destinando-se a todos os apaixonados por literatura e leitura, ao adaptar e transpor para a realidade a “degustação” que o leitor sente na leitura dos livros e fazendo da Biblioteca, um “realizador” de excertos “culinários literários”.
Ao longo da noite, este evento proporciona ao público uma experiência imersiva e sensorial única, onde a literatura e a gastronomia se entrelaçam, fazendo do livro uma verdadeira refeição da alma e do corpo, com o foco num dos maiores vultos da literatura portuguesa, Luís de Camões e obrigatoriamente com alusão aos Descobrimentos, uma vez que novos sabores foram trazidos à cozinha portuguesa pela introdução de especiarias e outros ingredientes oriundos de terras dos “mares nunca dantes navegados”.
Através de momentos de animação e um banquete cultural, Camões convida os comensais para uma ceia renascentista, acompanhado de personagens como Inês de Castro, o Infante D. Henrique e uma Musa inspiradora, com Sintra como pano de fundo.
Dinamizador: Byfurcação Associação Cultural.
Vagas limitadas aos lugares disponíveis.Valor por pessoa: 22,00€, com tudo incluído.
Destinatários: Publico em geral. A participação neste evento requer inscrição prévia até 8 de setembro, através do  Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou pelos telefones 219 236 171 / 6190.

15 a 19.SET, segunda das 14h00 às 20h00; terça a sexta das 10h00 às 20h00 | Exposição Arte inclusiva
Mostra de trabalhos realizados por utentes de diversas instituições de apoio especializado ao desenvolvimento de pessoas com multideficiência. Inclui pinturas, fotografias, esculturas em barro e peças em cerâmica, resultantes das atividades ocupacionais desenvolvidas nas respetivas instituições.
Estão representadas as entidades: APADP, Quinta Essência, CECD e CERCITOP.
Promotores: APADP – Associação de Pais e Amigos de Deficientes Profundos.
Destinatários: Público em geral, gratuito.

16 a 30.SET, 10h00 e 14h30 | Conto/Ateliê “Uma onda de estrelas”
“Uma história sobre o poder da amizade entre uma foca e uma tartaruga, que descobrem o que significa ser humano.
Reza a lenda que o animal marinho que viu o arco-íris da lua se tornará humano… a Mimbi e o Kipo não queriam acreditar nestas palavras, mas, certa noite, algo mágico aconteceu…”
Atividade baseada no livro “Uma onda de estrelas”, de Dolores Brown.
Destinatários: Comunidade escolar - Alunos do pré-escolar e 1° ciclo. Gratuito mediante marcação prévia para o telefone 219 236 171/90.

20.SET, 16h00 | Sessão de Contos “Estórias que o Coração Conta - O Bando dos 11”
“No mar, os peixes seguem o bando... menos um.
Enquanto uns nadam sem pensar, há quem escolha ver com os próprios olhos.
Esta é a estória de um pequeno peixe que ousou perguntar: “E se o perigo for seguir sem pensar?”
Uma viagem pela coragem de pensar diferente, mesmo quando o mar inteiro vai noutra direção.
E se ele desejar, acima de tudo, um abraço?
Nesta estória, descobrimos que fugir não é a única opção.
Abraçar é um ato de coragem, para quem recebe, mas, sobretudo, para quem dá.
No final, teremos todos a possibilidade de experimentar esse gesto tímido, mas cheio de força: abraçar o próximo.”
Dinamizador: Associação Museu das Emoções.
Destinatários: Famílias com crianças maiores de 4 anos. Gratuito mediante marcação prévia para o telefone 219 236 171/90.

20.SET, 16h30 | Poetry Slam Sintra
Poetry Slam Sintra é uma forma de expressão artística que combina poesia e performance de autoria própria, num ambiente livre e informal.
É um convite à poesia de autor dita pelo próprio, numa diversidade na expressão poética: desde os momentos de competição de Poetry Slam e de microfone aberto, aos desafios criativos e workshops, passando pela mostra de livros de poesia e participações convidadas, juntando-se por vezes a palavra à música, à dança e à exploração do património natural de Sintra.
Destinatários: Público em geral, gratuito. Para apresentar os textos originais perante o público, é necessário a inscrição prévia por Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

20, 21, 27 e 28.SET e 04 e 05.OUT | Teatro – “Os Cisnes e o Patinho de Chumbo na neve da China com Sapatinhos Vermelhos”
Dinamizado pelo Teatro Efémero.
Local: Jardim da Biblioteca de Sintra – Casa Mantero.
Destinatários: Famílias.
Horários: 20 de setembro – 17h00; 21 de setembro – 11h00; 27 de setembro – 17h00; 28 de setembro – 11h00; 04 de outubro – 17h00; 05 de outubro – 11h00.

 

BIBLIOTECA MUNICIPAL – PÓLO DAS MERCÊS

02 a 12.SET, 10h30 e 14h30 | Conto/Ateliê “O Feijão Fixe”
“O Feijão Fixe, é uma história que descreve como nos podemos sentir à margem, solitários e tímidos, tentando tudo para sermos notados e fixes, ser incluídos num grupo…às vezes sem sucesso…”
Atividade baseada no livro “O Feijão Fixe, de Jory John”.
Destinatários: Comunidade escolar - ATLs/Famílias com crianças maiores de 4 anos. Gratuito mediante marcação prévia para o telefone 219 236 880.

06.SET, 16h00 | Sessão de Contos”Eram Tantas Vezes - Histórias do mundo para miúdos e graúdos!”
“Atenção: nem tudo o que parece é e nem tudo é o que parece. E mais não dizemos…”
Dinamizador: Rui Beato.
Destinatários: Famílias com criança maiores de 4 anos. Gratuito mediante marcação prévia para o telefone 219 236 880.

16 a 30.SET, 10h30 e 14h30 | Conto/Ateliê “O Ovo Bom”
“O Ovo Bom tem sido bonzinho desde que se lembra. Enquanto os seus colegas de caixa se portam mal, o Ovo Bom faz sempre tudo certo, é gentil e amável. Aposto que estás a pensar, «quão bom pode ser um ovo»? Bem… Ele pode regar as tuas plantas. Pode trocar-te o pneu se tiveres um furo. Até te pode pintar a casa. Para qualquer coisa que precises, lá está ele! É verdade. É mesmo muito bom. Mas um dia começa a quebrar. Será da pressão de querer ser sempre perfeito?
Uma história maravilhosa que nos lembra da importância de manter o equilíbrio, de cuidarmos de nós e de aceitarmos integralmente aqueles que amamos (mesmo os seus defeitos).”
Atividade baseada no livro “O Ovo Bom”, de Jory John.
Destinatários: Comunidade escolar - Alunos do pré-escolar e 1° ciclo. Gratuito mediante marcação prévia para o telefone 219 236 880.

 

BIBLIOTECA MUNICIPAL – PÓLO DE AGUALVA-CACÉM

02 a 12.SET, 10h30 e 14h30 | Conto/Ateliê “Adivinha quanto eu gosto de ti”
“Às vezes, quando gostamos muito, muito de alguém, queremos encontrar uma maneira de descrever como os nossos sentimentos são grandes. Mas como descobrem a Pequena Lebre Castanha e Grande Lebre Castanha, o amor não é coisa fácil de medir!”
Atividade baseada no livro “Adivinha quanto eu gosto de ti”, de Sam McBratney.
Destinatários: Comunidade escolar - ATLs/Famílias com crianças maiores de 4 anos, gratuito mediante marcação pelo telefone 214 328 039.

06.SET, 16h00 | Sessão de Contos “Histórias Tecidas no Fio da Memória - Fios de Palavra”
“Magia, aventura e emoção marcam esta sessão de contos, onde fábulas, histórias tradicionais e narrativas originais se entrelaçam, criando viagens por mundos fantásticos e momentos inesquecíveis.”
Dinamizadora: Edite Gil.
Destinatários: Famílias com criança maiores de 4 anos. Gratuito mediante marcação prévia para o telefone 219 236 876.

16 a 30.SET, 10h30 e 14h30 | Conto/Ateliê “O Espantalho Enamorado”
“O Espantalho Gustavo está apaixonado por uma menina-espantalho que se chama Amélia, e sonha um dia juntar-se a ela no cimo da colina. Como o amor triunfa sempre, quem sabe se conseguirá...”
Atividade baseada no livro “O Espantalho Enamorado”, de Guido Visconti.
Destinatários: Comunidade escolar - Alunos do pré-escolar e 1° ciclo. Gratuito mediante marcação prévia para o telefone 214 328 039.

 

BIBLIOTECA MUNICIPAL – PÓLO DE QUELUZ

02 a 12.SET, 10h30 e 14h30 | Conto/Ateliê “Imagina que…”
“Eu sou a menina dos livros.
Venho de um mundo de histórias.
Com a ajuda da menina dos livros, vamos criar o nosso mundo de fantasia e através de um atelier de escrita criativa, vamos construir uma história de fantasia onde existem montanhas que nos levam ao céu, dragões com sete cabeças, nuvens em forma de cama…”
Atividade baseada no livro “A Menina dos Livros”, de Oliver Jeffers e Sam Winston.
Destinatários: Comunidade escolar - ATLs/Famílias com crianças maiores de 4 anos, gratuito mediante marcação pelo telefone 219 236 876.

16 a 30.SET, 10h30 e 14h30 | Conto/Ateliê “A que sabe a lua?”
“Há muito tempo que os animais desejavam averiguar a que sabia a Lua. Seria doce ou salgada? Só queriam provar um bocadinho. À noite, olhavam ansiosos para o céu. Esticavam-se e tentavam agarrá-la...
Quem não sonhou alguma vez dar uma trincadela na Lua? Este foi precisamente o desejo dos animais deste conto. Só queriam provar um pedacinho, mas, por mais que se esticassem, não eram capazes de lhe tocar. Então, a tartaruga teve uma ideia genial: Talvez entre todos consigamos alcançá-la.”
Atividade baseada no livro “A que sabe a lua?”, de Michael Grejniec.
Destinatários: Comunidade escolar - Alunos do pré-escolar e 1° ciclo. Gratuito mediante marcação prévia para o telefone 219 236 876.

 

 

 

 

Tags