Notícias

Sintra apoia projetos da área da juventude

Sintra apoia projetos da área da juventude

A Câmara Municipal de Sintra aprovou, em reunião de executivo, o apoio financeiro a 13 associações juvenis e a 7 grupos informais de jovens do concelho, num investimento no valor de 108 mil euros.

Esta atribuição financeira inserida no Regulamento do Programa de Apoio à Iniciativa Jovem em Sintra e resulta das candidaturas promovidas pela autarquia com o objetivo de  apoiar ideias e projetos dirigidos a jovens.

Para o presidente da autarquia de Sintra, Basílio Horta, este investimento “insere-se na nossa estratégia em continuar a criar iniciativas que fortaleçam o ativismo e associativismo jovem, num estímulo ao envolvimento dos jovens na comunidade e ao incentivo à ação local e desenvolvimento do concelho”.

Neste sentido, foram validadas 13 candidaturas apresentadas pelas Associações Guias de Portugal, Escoteiros de Portugal, Pangue D’Ami, da Juventude Adventista, Juvenil Ponte, Patamar Melódico Associação Juvenil, The One Zion, Unidigrazz, Copo Nacional de Escutas, Dínamo, Grow uP Gaming, Narrativa Aleatória e Youth Coop.

Foi ainda aprovada a contribuição financeira a 7 grupos informais de jovens, integrados no plano de atividades das Associações The One Zion (Sintra Friendly), Dínamo (Claraboia, Magos das Plantas, Mica Fashion e Kirsi TDM) e Narrativa Aleatória (Expo Queluz e Black Box).

O Programa Iniciativa Jovem Sintra aposta na concretização de uma política municipal inclusiva para os jovens, promovendo uma aproximação às associações juvenis, às associações de estudantes e aos grupos informais de jovens existentes, valorizando as suas experiências e a sua ação.

Este programa integra a estratégia da autarquia que procura identificar e apoiar ideias e projetos de jovens, dirigidos a jovens, conhecendo as suas necessidades e interesses, assegurando a realização da política e objetivos municipais na área da juventude, designadamente no reforço ao associativismo e à autopromoção de grupos informais de jovens.

Tags