Notícias

Sintra promove ação de limpeza na Ribeira da Cabrela

Sintra promove ação de limpeza na Ribeira da Cabrela

Para assinalar o Dia Nacional da Água, celebrado a 1 de outubro, a Câmara Municipal de Sintra promove uma ação de sensibilização no dia 2 de outubro, entre as 10h00 e as 12h00, na Ribeira da Cabrela.

Esta iniciativa voluntária pretende contribuir para a preservação do ecossistema que, apesar de relativamente bem-conservado, não deixa de ser frágil e extremamente sensível à ação humana.

A realização desta ação pretende ainda consciencializar a população para a importância de conhecer e preservar as ribeiras, capacitando-as para uma melhor gestão das mesmas, com vista à preservação e/ou ao restauro da sua saúde e funcionalidade ecológica. A limpeza incidirá sobretudo sobre resíduos plásticos e têxteis, mas poderá abranger quaisquer outros tipos de resíduos encontrados.

A Ribeira da Cabrela é uma das ribeiras melhor conservadas do Município de Sintra, rica em biodiversidade e com uma belíssima paisagem, resultante de um mosaico criado pela agricultura ancestral, a pastorícia e habitats naturais.

O ponto de encontro será na Estrada dos Casais, Terrugem. Aconselha-se aos participantes o uso de roupa e calçado confortável e adaptado à ação, bem como chapéu, protetor solar, água e uma merenda leve.

Para a execução desta ação o Município de Sintra disponibilizará o equipamento necessário: luvas, pinças e sacos de plástico para colocação dos resíduos.

A participação nesta atividade está sujeita a inscrição prévia e é limitada a 30 participantes.

Inscrições AQUI.

Tags