Sintra promove webinar sobre o impacto ambiental dos resíduos invisíveis

O Município de Sintra promove um webinar sobre O Impacto dos Resíduos Invisíveis no Meio Ambiente, no dia 27 de janeiro pelas 14h30.

O evento virtual centrará o seu foco na problemática dos resíduos invisíveis gerados durante os processos de produção de determinados produtos, nomeadamente medicamentos, pilhas, óleos alimentares, pequenos eletrodomésticos e outros equipamentos elétricos ou eletrónicos, e noutras temáticas como a deposição de determinados resíduos na rede de saneamento e o funcionamento de ETAR (Estações de Tratamentos de Águas Residuais).

Esta conferência centra-se na premissa de que a mudança de comportamentos é essencial para a promoção de uma melhor qualidade de vida de todos os seres vivos e para a manutenção dos recursos naturais e ambientais essenciais à vida.

A tomada de decisões ambientalmente responsáveis e conscientes é fundamental e poderá passar, por exemplo, por opções de consumo mais sustentáveis que se traduzem no prolongamento do tempo de vida útil dos produtos, optando preferencialmente pela sua reparação em vez da aquisição de um novo, etc.

Esta iniciativa visa gerar na comunidade uma crescente corrente de sensibilização para a importância de uma adequada gestão dos recursos e dos resíduos em geral, valorizando-se o contributo que cada um de nós tem na tomada de decisões ambientalmente responsáveis e essenciais para uma economia circular e consequentemente, para um planeta mais sustentável e ecológico.

Tendo como público alvo as escolas do concelho de Sintra e os trabalhadores da autarquia e dos SMAS de Sintra, o evento conta também com a participação da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, ERP Portugal – Associação Gestora de Resíduos, Águas do Tejo Atlântico e dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra.

Este evento requer inscrição prévia através de Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. 

Programa:

14h30 - Abertura da sessão | Câmara Municipal de Sintra (Divisão de Sustentabilidade Ambiental e Energia), Arq. Pedro Flores

14h35 - Estratégia de Sintra para os Biorresíduos | Diretor Delegado dos SMAS de Sintra, Dr. Carlos Vieira

14h50 - Óleos Alimentares Usados | SMAS de Sintra, Eng.ª Joana Marinheiro

15h10 - REE e pilhas|  ERP Portugal, Dr.ª Filipa Moita

15h30 - Medicamentos | Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, Professora Ana Monteiro

15h50 - Funcionamento de uma ETAR | Águas do Tejo Atlântico, Dr.ª Sara Duarte

16h10 - Debate

16h30 - Encerramento

 Cartaz Webinar residuso invisiveis final

Tags