Notícias

Sintra recebe concerto de música romani e fado

Sintra recebe concerto de música romani e fado

Ricardo Ribeiro e Mónika Lakatos irão subir ao palco do Centro Cultural Olga Cadaval para um duplo concerto, no dia 14 de novembro, pelas 19h00, integrado na programação do LEFFEST – Lisbon & Sintra Film Festival.

A abertura deste espetáculo, que pretende celebrar a Cultura Rom - tema que assinala esta 15.ª edição do LEFFEST - estará a cargo da cantora Rom húngara Mónika Lakatos, seguida de concerto de Ricardo Ribeiro.

Nascida em Budapeste, Mónika Lakatos descende da minoria Rom Oláh, chegada à Roménia no séc. XIX. Neste concerto, no qual partilhará o palco com o marido e guitarrista Mihály “Mazsi” Rostás, a cantora traz-nos um repertório mais intimista, com canções que vão da vida quotidiana, amor e ciúme, até à história de perseguição da comunidade Rom. A sua espontaneidade e a sua voz límpida provocam em nós uma emoção imediata e intensa.

Por sua vez, Ricardo Ribeiro é um dos mais reputados fadistas portugueses e dos intérpretes mais tradicionalistas da nova geração de fadistas. Em 2005 foi distinguido com dois prémios revelação, o Prémio Amália Rodrigues e o Prémio da Casa da Imprensa.

Embora o seu repertório assente no fado tradicional, Ricardo Ribeiro, reconhecido no universo da world music, empresta também a sua voz a outros ritmos e melodias, e reconhece que a diversidade rítmica e musical do seu Fado se deve à convivência com a comunidade Rom e ao fato de ter ouvido música cigana durante toda a sua juventude.

 

Bilhetes à venda na Ticketline.

 

Saiba mais AQUI.

Tags