A Câmara Municipal de Sintra e a Fundação Cultursintra acolhem uma exposição itinerária e uma ação de formação, atividades inseridas o projeto “Peixes Nativos – Monitorização e Educação Ambiental” que acontecerá na Quinta da Ribafria.
De 12 outubro a 12 de novembro estará patente na Quinta da Ribafria a exposição “Ictiofauna Nativa dos Rios da Região Oeste”, de que faz parte do projeto Peixes Nativos coordenado pelo MARE-ISPA em parceria com a Águas do Tejo Atlântico e que pretende implementar uma monitorização continuada das populações de peixes ciprinídeos nativos, associada à sensibilização da comunidade escolar, juntando a missão científica à missão educativa.
A ação de formação irá decorrer em dois locais, a Quinta da Ribafria e Ribeira de Colares, no dia 12 de outubro, com o tema “Peixes de água doce nativos – como garantir a sua sobrevivência”. A formação é de participação gratuita mas requer inscrição prévia AQUI.
As espécies, o seu habitat, as suas ameaças e as medidas de conservação que devem ser adotadas para as preservar e prevenir a sua extinção são os tópicos abordados nesta sessão que terá também uma componente prática na Ribeira de Colares.
O projeto Peixes Nativos em Sintra, desenvolvido ao longo de três anos letivos consecutivos, conta já com nove turmas de “Guardiões do Rio”, nas escolas EB1 de Faião, EB1 nº 2 de Queluz, EB1 Mário Cunha Brito e EBI de Colares, respetivamente, na Ribeira da Cabrela, Rio Jamor (jusante e montante) e Ribeira de Colares.
Saiba mais em ambiente.sintra.pt.