Notícias

Tomada de posse dos novos membros do Conselho Municipal de Juventude

Tomada de posse dos novos membros do Conselho Municipal de Juventude

A tomada de posse dos membros do Conselho Municipal de Juventude de Sintra teve lugar esta terça-feira, 15 de fevereiro.

O evento realizou-se no Palácio de Valenças, em Sintra, e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, que mencionou as dificuldades atuais da juventude “não como problemas do futuro do país, mas como problemas do presente, de todos os dias e dos quais nós temos de debater”, frisou o autarca.

“Temos vindo a investir e a acompanhar a juventude do concelho, sempre com a ideia do que se fez mas, mais importante, do muito que ainda se há a fazer: a começar nas escolas e a prolongar-se na vida das pessoas, como o emprego e a habitação jovem”, referiu o autarca, recordando ainda o investimento do Plano Local de Habitação, que corresponde a um investimento em mais 179 mil euros e que contempla também a habitação jovem.

Nesta primeira reunião foi ainda aprovado o Regimento Interno do Conselho Municipal da Juventude de Sintra e eleito o representante deste conselho no Conselho Municipal de Educação.

O Conselho Municipal de Juventude de Sintra é o órgão consultivo do município criado para atuar em matérias relacionadas com a política de juventude.

Este órgão municipal tem, entre outras competências, a obrigação de colaborar na definição e execução das políticas municipais de juventude, assegurando a sua articulação e coordenação com outras políticas sectoriais, nomeadamente: nas áreas do emprego e formação profissional, habitação, educação e ensino superior, cultura, desporto, saúde e ação social; incentivar e apoiar a atividade associativa juvenil, assegurando a sua representação junto dos órgãos autárquicos, bem como junto de outras entidades públicas e privadas, nacionais ou estrangeiras;  promover a colaboração entre as associações juvenis no seu âmbito de atuação.

Tags