“SOS Planeta” é a exposição que o Espaço SMAS de Sintra irá ter patente de 31 de janeiro a 24 de março, e que constitui um relevante alerta ambiental.
Direcionada especialmente ao público escolar, entre os 4 e os 12 anos, esta mostra pretende ser um espaço de experimentação científica em que as crianças terão oportunidade de desenvolver atividades lúdicas, como experiências, desmonstrações científicas e jogos interativos, subordinadas à temática do Ambiente e da Sustentabilidade.
Os pequenos ‘ecokids’ são desafiados a realizar experiências, superar desafios e a novas aprendizagens, assumindo-se como Guardiões da Terra. Esta exposição experimental visa sensibilizar e preparar as crianças para um mundo mais saudável, incorporando uma abordagem construtiva e prática, em sintonia com os respetivos programas curriculares do 1.º e 2.º ciclos.
Dividida em duas áreas, a Zona Verde (Ecologicamente sustentável) e a Zona Cinza (Poluída por gases e detritos lançados pelas indústrias e petroleiros), a exposição alerta para a preservação e saúde do nosso planeta, destacando também os efeitos adversos resultantes dos comportamentos abusivos do ser humano em relação à Natureza.
Nestas duas áreas, as crianças vão ter acesso aos jogos e atividades como “Velho vira Novo”, permitindo a reciclagem de papel; Jogo da Separação, que assegura a triagem de resíduos; Bioplástico, com execução de plástico ecológico; Maré Negra, que simula um derrame de petróleo; Mar de Plástico, que aborda a temática da poluição dos oceanos e Chuva Ácida, relativa à poluição atmosférica.
À semelhança das atividades já realizadas no espaço, também esta exposição se enquadra na Estratégia Municipal de Educação e Sensibilização Ambiental do Município de Sintra, em convergência com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (agenda das Nações Unidas para 2030). Neste caso, em particular, no âmbito do ODS 13, relativo à Ação Climática, que aponta os caminhos a seguir para combater as alterações climáticas e os seus impactos.