Notícias

Rotas do Museu e as suas histórias em Odrinhas

Rotas do Museu e as suas histórias em Odrinhas

A Câmara Municipal de Sintra inicia em novembro um ciclo de 4 passeios pedestres, dedicado ao Património Natural e Cultural existente nas imediações do MASMO - Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas.

As rotas incidem na observação da biodiversidade e dos vestígios históricos/culturais, numa viagem ao passado e à sua valorização. Os participantes têm a oportunidade de conhecer locais com história, e assim desenvolver uma sensibilidade especial para com estes temas.

Os passeios têm temáticas e formas de acontecer diferentes, tal como as deslumbrantes paisagens do vale do Rio Lizandro, onde as encostas trabalhadas ao longo dos tempos pela agricultura ou pastorícia, se cruzam com os matos que servem de alimentação e abrigo à biodiversidade da região.

A rota “Amar os Animais de Sintra”, tem como base um conto infantil, em que as crianças ouvem a história e os adultos são convidados a percorrer os locais onde se desenrola a mesma.

Outro tema é a água, percurso onde se visitam as fontes de locais como Odrinhas, Barreira, Funchal e Amoreira e se possível o Reservatório da Amoreira, para uma melhor sensibilização sobre a água, recurso escasso e valioso.

A “Aldeia de Brôas - recordações de outros tempos” é o mote para conhecer a aldeia de Almorquim, onde se encontram vestígios de vivências passadas.

O projeto decorre nas seguintes datas:

  • 27 de novembro – “Avistando o Lizandro”, destinado ao público em geral;
  • 18 de dezembro – “Amar os Animais de Sintra”, destinado a famílias com crianças entre os 3 e os 10 anos;
  • 29 de janeiro – “As Fontes de Odrinhas e arredores”, destinado à população em geral;
  • 26 de fevereiro – “Aldeia de Brôas - recordações de outros tempos”, destinado à população em geral.

As rotas são circulares e o ponto de encontro será no MASMO - Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas.

A inscrição é gratuita e obrigatória, limitada a 25 participantes e pode ser efetuada AQUI.

Para mais informações através dos contatos 925207115/925207144 ou por Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..  

Tags