Sintra assinalou Dia Internacional do Voluntariado com iniciativa “SER VOLUNTÁRIO É…”

Sintra assinalou Dia Internacional do Voluntariado com iniciativa “SER VOLUNTÁRIO É…”

A Câmara Municipal de Sintra assinalou o Dia Internacional do Voluntário com uma sessão de reflexão “SER VOLUNTÁRIO É…”, no dia 16 de janeiro, na plataforma digital ZOOM.

A iniciativa contou com a participação de jovens voluntários de Sintra, onde apresentaram as suas perspetivas sobre a experiência de serem voluntários no concelho.

A atividade teve início com a elaboração de um quizz sobre questões de conhecimento geral relativas ao voluntariado, seguido de um momento de reflexão conjunto.

Os jovens participantes realçam a importância dos seus envolvimentos em ações de voluntariado e do mesmo modo, reconhecem que o voluntariado promove o desenvolvimento de competências pessoais e sociais, e potenciam novas amizades.

No que respeita ao Programa Voluntariado Sintra Jovem, os intervenientes concordam que a preparação dos voluntários tem sido cada vez mais adequada às necessidades, permitindo ter conhecimento antecipado dos projetos e das equipas, contexto que consideram facilitador.

Após o diálogo entre os jovens voluntário foi apresentado um concerto previamente gravado dos músicos Shepherd, Alon ED e Palmtrees.

O Programa Voluntariado Sintra Jovem oferece aos jovens munícipes, dos 15 aos 25 anos, a oportunidade de ocupar os seus tempos livres, realizando diversas iniciativas de âmbito cultural, desportivo, juvenil e educativo.

Tags