Notícias

Sintra | Youth Coop partilha o seu trabalho a nível europeu

Sintra | Youth Coop partilha o seu trabalho a nível europeu

No âmbito da Rede Internacional “Generation Europe – Democracy in Action!”, realizou-se no dia 6 de fevereiro, uma sessão online de encerramento da 1.ª edição do Generation Europe (2018-2020), que contou com a participação da Associação Youth Coop.

Esta iniciativa visou a apresentação do trabalho desenvolvido e os resultados obtidos pela rede, que ao longo destes últimos 3 anos se desenvolveu em parcerias compostas por três países, o que permitiu alargar o conhecimento sobre diferentes formas de promoção à cidadania e participação juvenil em vários contextos europeus.

A Associação Youth Coop, uma organização de Sintra, representou Portugal e partilhou as ações concretizadas em relação a este projeto. A Youth Coop integrou a parceria n.º 7 – Portugal (Sintra), Alemanha (Weimar) e Grécia (Vonitsa) –, desenvolvendo um trabalho contínuo ao longo dos últimos 3 anos com um grupo de 10 jovens em cada país.

A realização deste projeto permitiu o convívio e a partilha de experiências entre os jovens dos três grupos, fomentando a sua motivação, identidade europeia e envolvimento cívico, capacitando-os também para o desenvolvimento de ações cívicas idealizadas por eles nas suas comunidades ao longo do projeto, com o apoio e mentoria das organizações locais. Os jovens tiveram ainda a oportunidade em participar em três intercâmbios internacionais, no âmbito do Erasmus+.

A rede Internacional Generation Europe junta mais de 30 organizações Europeias com o objetivo de desenvolver a Cidadania Ativa ao nível Europeu, através do Trabalho Técnico de Juventude. Surgiu para capacitar as organizações envolvidas e fomentar a participação cívica e política de jovens, promovendo atividades integradas no contexto da Educação para a Cidadania e Direitos Humanos e o reconhecimento e a profissionalização do Trabalho de Juventude.

Podem consultar as apresentações de todas as parcerias, no separador “Exihibition”.

Tags