Jovens de Sintra partilham experiências na promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Jovens de Sintra partilham experiências na promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

A Associação Youth Coop, com o apoio da Câmara Municipal de Sintra, inaugurou o “Clube A. Tua”, no dia 30 janeiro, com a iniciativa “Global Warning!”.

O evento ocorreu em direito na página de Instagram da associação e contou com a participação de duas jovens do concelho de Sintra, Olímpia de Melo e Mariana Catarino, que partilham as suas experiências da promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

A jovem sintrense Olímpia de Melo abordou o objetivo 10, a Redução das Desigualdades, e deu a conhecer a sua experiência de intercâmbio realizada em Itália, onde teve a oportunidade de aprofundar temas tão importantes como os migrantes e o racismo. Durante o direito, Olimpia afirmou ainda que a redução das desigualdades passa pela empatia e pela educação dos jovens, na procura pela informação com o propósito de serem cidadãos críticos e ativos na sociedade.

A segunda interveniente, Margarida Catarina, mencionou o objetivo 13, a Ação Climática e partilhou a sua experiência sobre o tema e os vários projetos onde esteve incluída. Um dos projetos que desenvolveu e que mais a marcou foi a realização de uma campanha sobre microplásticos e plásticos nas praias de Sintra, onde tomou ainda mais consciência sobre a presença destes objetos.

Os Clubes A.Tua têm como objetivo a promoção e o desenvolvimento de competências, trabalho em grupo e envolvimento comunitário através da educação não formal, e são dirigidos aos jovens com idades entre os 14 e os 18 anos do Município de Sintra.

O direito está disponível na página de Instagram da Associação Youth Coop.

Tags